terça-feira, 22 de julho de 2014

Desde já quero pedir desculpas pela minha sala de troféus ser a minha cozinha. Fui pescar sozinho e não havia ninguém para agarrar na máquina fotográfica.

Sim é verdade, sábado 28 de Junho e eu sem planos. Verifiquei a tabela das marés e ... "impecável para pescar uns safios com linha de mão".
Agarrei 5 sardinhas congeladas mal cheirosas, lanterna, alicate, faca, anzóis , linha e uma garrafa de água. È um Kit pequeno o da pesca ao safio e da moreia.

Saltei para o meu 4WD e 5 minutos depois chego à praia ainda com um pouco de luz, mesmo à conta para montar as minhas artes.

Foram 2,5 horas bem passadas que me permitiu levar para casa 2 safios (congros). 1 com ~4 Kg e o segundo com ~2,5 Kg.
Perdi uns quantos anzóis e um peixe que só poderei suspeitar ser um safio enorme ou uma moreia.

Uma moreia média, digamos de 1 a 1,5 Kg, consegue fazer tanta força na extremidade da linha que muitas vezes julgamos que enrrocou.
Desta vez era um peixe não era rocha, porque a certa altura, senti umas cabeçadas na ponta da linha.
Por vezes ao puxar a linha até ao ponto de ruptura, as moreias saltam do buraco. As moreias podem e fazem um nó com o seu corpo para se agarrarem e são o peixe com mais estamina e força que conheço na sua relação peso.

Existe também a possibilidade de ter sido um safio acima dos 10 Kg. Eu sei que eles estão naqueles buracos, no passado já os tinha arpoado, mas um safio de 10 Kg simplesmente, ou é tuberculoso ou não dá para tirar do buraco com linha. Ou temos sorte de o puxar antes que se acame no buraco ou vai ficar com um anzol na boca por umas semanas.

O maior safio que alguma vez puxei com linha de mão nos buracos da praia, era de 8 kg e já lá vai algum tempo, com o meu amigo Pedrão, agora fazendo vida em LA com a sua grande família.

Uma coisa boa nesta pesca é o facto de fazer-mos muita força com as pernas, saltando de calhau em calhau, que apenas 2,5 horas de pesca garantem uma excelente noite de sono.


Tagged:

0 comments:

Enviar um comentário