quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pesca nocturna ao Safio (congro) e á moreia com linha de mão.

Para esta técnica de pesca existem algumas variáveis a ter em consideração. Nós estamos no Algarve onde a amplitude das marés é de 3 a 3,5 metros.

Para garantirmos uma boa pescaria, as estrelas tem de estar alinhadas. Normalmente a janela de pesca é de 2 a 2,5 horas.

(1) Maré vazia ao pôr do Sol para desfrutarmos de 1 hora de maré morta e 1 hora do princípio da enchente já em período nocturno.
(2) Maré vazia 1 a 1,5 horas antes da aurora e o fim da pescaria termina ~1 depois do nascer do Sol.

Pode-se estender muito para lá das 2 horas a pescaria mas as hipóteses de sucesso decrescem imenso.

A lua é muito importante.
Evitem as noites de lua Cheia e lua Nova. Nas noites de lua Nova o fenómeno da "água a arder" acontece. Este fenómeno acontece devido á bioluminescencia de certos tipos de zooplanton. Parecem-se com minúsculos pirilampos flashando na água. Quando se pisa numa rocha molhada, conseguimos ver claramente a nossa pegada em pequenos pontos verdes. Nas noites de lua Nova tal como na anterior e seguinte as nossas probabilidades decrescem drasticamente. O peixe não morde o isco, simplesmente brinca com ele.
Nas noites de lua Cheia, tal como na noite anterior e seguinte, o peixe não come, nenhum peixe come. Fazem-no durante o dia mas não á noite.

Está uma noite perfeita, vamos á pesca !!! As praias que expõem lajes ou grandes calhaus ou até mesmo fazem pequenas lagoas ou caneiros, vão ser o nosso terreno de caça. Não precisas de grandes fundões, já puxei grandes safios em 30 cm de água. O safio e a moreia são caçadores/predadores nocturnos exclusivamente e não desperdiçam uma refeição grátis.
Vamos iscar com sardinha. Outros iscos podem ser usados, mas a sardinha é rainha.
Nota: Se iscar com meia sardinha, lembre-se que esta vai ser ingerida pela ferida/corte, se usar uma sardinha inteira, vai ser ingerida pela cabeça. Este detalhe é importante na hora de iscar, tem muita influência na forma como o peixe é preso. Visto que vamos pescar em águas remexidas pela ondulação mesmo que pequena que seja, é parvoíce iscar com filete. Meia ou uma sardinha com o anzol bem escondido/ferrado é o que nós precisamos.

Conta com a perda de alguns anzóis, anzóis grandes e empatados como na imagem para minimizar a perca dos mesmos devido ao enrrocamento. A linha deverá ter 1mm, pois vai roçar nas arestas das rochas o que a irá enfraquecer, portanto, redundância na força da linha é importante. Utilize linhas de 1,5 a 3 metros, tudo dependendo dos buracos em que vai pescar. A ponta oposta ao anzol vai ter de ser ancorada. Pode ancorar a um pau forte de ~30cm que entalará nas rochas, amarrar directamente á rocha,...qualquer coisa fixa que permita aguentar umas boas puxadas.

Monta uma linha e faz a ancoragem, vai á procura de um segundo buraco e repete o processo e depois do terceiro (a lei Portuguesa só permite usar 3 linhas por pescador no máximo). Depois de montada a terceira arte, volta á primeira e repete-se todo o processo. Não existe vantagem em ter a linha mais de 15/20 minutos na água, porque os camarões e os caranguejos vão chamar um petisco á tua iscada. Mesmo que folgada a linha, puxa-a porque provavelmente já não terá isco.

Para escolher um bom buraco ou fenda para montar a arte, tens de pensar como um safio "belo buraco/fenda para encontrar comida".

Vais ficar espantado com o bom tamanho de safios e moreias que apanharás nos locais que costumas tomar banho durante o dia.
Se vives em zonas arenosas e sem rochas expostas com a maré vazia, podes fazer esta pesca em cais de pedra (molhes) ou quebra mares.

Lembra-te que vais andar durante a noite por cima de rochas e pedras com limos e molhadas á procura dos maiores predadores da noite que te poderão arrancar um dedo numa só dentada.
O safio e a moreia são como os crocodilos, mordem e fazem um rodopiar sem fim até conseguirem o seu pecado de carne ou o teu dedo.

Um pequeno erro pode representar uma vida de arrependimento, ou uma simples escorregadela numa pedra e "game over".
Não faças como eu. Vai á pesca com um parceiro e não sejas convencido, precisas estar fisicamente preparado. A recompensa é enorme mas o perigo é maior neste tipo de pesca.

Se em algum momento hesitares ou tiveres a mais pequena dúvida acerca das tuas capacidades para saltitar de rocha em rocha á noite, não o faças, não serve para ti esta pesca.
Outras técnicas de pesca apeada ao safio e á moreia estão descritas neste blog.

Votos de boas pescarias com linha de mão.....



Tagged:

1 comentário: